O mercado procura pessoas corajosas que aceitam desafios. O medo nos impede de tentar. Acabamos desistindo por não saber o que vai acontecer.
O mercado procura pessoas corajosas que aceitam desafios. Para enfrentar as dificuldades que o mercado de trabalho oferece é preciso estar preparado. Para os que já estão preparados (16% da população brasileira tem algum tipo de qualificação, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego) as oportunidades aumentam e muito.
Contudo, quem ainda não faz parte desse percentual, é sempre tempo de se renovar. Mas o que é preciso para se destacar?
Em 2004, a revista Management indicou as competências que as empresas brasileiras mais procuram nos profissionais, e o resultado foi:
- A capacidade de realização 70%
- Postura ética 57%
- Criatividade e inovação 54%
- Motivação 41%
- Energia e dinamismo 35%
- Inteligência emocional 34%
- Autonomia 29%
- Capacidade de equacionar problemas 26%
- Capacidade de relacionamento pessoal 25%
Mas afinal, o que é coragem?
"Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo." Mark Twain
É possível verificar suas razões através de alguns comportamentos comuns que vão desde pessimismo, timidez, conformismo até mentiras e acusações.
Quero compartilhar com vocês esta história que recebi:
- Eu dava a eles a escolha, mas preferiram morrer a arriscar abrir esta porta".
- Quantas vezes perdemos a liberdade e morremos por dentro, apenas por sentirmos medo de abrir a porta de nossos sonhos?
O medo nos impede de tentar. Acabamos desistindo por não saber o que vai acontecer. Exatamente por este motivo, muitos profissionais perdem oportunidade de crescimento em sua carreira, por causa da insegurança gerada pelo medo. O mercado de trabalho procura pessoas assertivas, que tenham capacidade de assumir riscos na tomada de decisões.
"Não há ação que não traga risco implícito. Mas ninguém alcança o sucesso sem enfrentar o desafio que é viver" Eugênio Mussak
Quem não tenta não corre riscos, mas também não consegue nada. É melhor enfrentar o risco de perder ao risco de não ganhar.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário